Tuesday, November 13, 2007

Eu, minha mãe e, algumas vezes, meu pai




Você já andou de mãos dadas com sua mãe na rua? Já parou para ouvir as histórias da vida dela? Disse alguma vez o quão importante ela é na sua vida?

Pois é, assisti ao filme Tokyo Tower — Okan To Boku To, Tokidoki, Oton (algo como Mamãe, eu e, às vezes, papai), e comecei a pensar em tudo isso. O longa é, na verdade, uma adaptação de um livro muito popular por aqui, que é baseado numa história real. O Roberto Maxwell escreveu uma resenha bacana sobre o filme e não vou ficar aqui repetindo a história. Vejam aqui.

Há tempos (desde o Memórias do Amanhã), não via um filme tão comovente. Ele fala de relações familiares e, como é de praxe nas produções japonesas, mostra como mudamos nossas atitudes quando alguém da família adoece. Sim, há doença no filme.

Chorei horrores. Feito uma criança mesmo. Mas recomendo o filme. Não para chorar, mas para pensarmos mais na nossa relação com a família.

É isso!

Para o alto e avante!

Thursday, November 01, 2007

A grande novidade


Pessoas,

a grande novidade que eu estava guardando já pode ser revelada.

Assim como a Karina, do Meu Japao, também fui convidado pela Abril para escrever um blog. Vou falar dos brasileiros no Japão. Ele vai fazer parte do projeto Abril no Centenário da Imigração Japonesa.

Espero que acompanhem meu blog lá também. O nome é sugestivo: Janela Dekassegui, como se fôssemos dar uma espiada no que acontece aqui na comunidade brasileira do arquipélago.

É isso.

Para o alto e avante!

Ps: o desenho que ilustra o post é do site da Abril.