Saturday, September 19, 2009

Filme japonês



Falei de novelas coreanas, mas tenho de falar dos filmes japoneses.
Dias atrás assisti ao Departures (Okuribito) e adorei. A Karina falou do filme já, mas eu também queria comentar.

Um violoncelista frustrado larga a cidade grande e volta para sua cidade do interior do Japão. Ele vai morar na casa que a mãe deixou de herança, junto com a esposa. Na busca por um emprego, ele vai parar numa agência funerária, que prepara os mortos para serem colocados no caixão.

Ri muito e também chorei. É um filme que fala de tudo um pouco e acho que mereceu sim ganhar o Oscar de melhor filme estrangeiro. Vale a pena, de verdade, ver a produção.

Wednesday, September 16, 2009

Novelas coreanas



Há alguns anos, logo depois que cheguei ao Japão, uma novela coreana fazia muito sucesso no Japão: Fuyu no Sonata (冬のソナタ - Sonata de Inverno). Em resumo: um amor impossível, muito (mas muito mesmo) sofrimento, uma vilã muito má que faz de tudo para atrapalhar o casal. O enredo é simples, mas o drama criou uma onda nunca vista antes no arquipélago de interesse pela Coréia do Sul.

A novela fez tanto sucesso que os fãs começaram a visitar os locais onde foram filmadas as cenas. No site de turismo da Coréia, esses pontos entraram para o roteiro "oficial". Veja aqui. Tem a história completinha da novela e está em inglês.

Esses dias vi uma propaganda de uma nova máquina de pachinko (o cassino japonês) de uma outra novela coreana, que também fez sucesso por aqui: Tengoku e no Kaidan (天国の階段 - Escadas para o Céu). O que me chamou a atenção foi a música. Dei uma pesquisada e achei um clipe legal. A versão é a japonesa e é cantada por um coreano. Achei muito bonita. Se chama ♪会いたい♪.



A novela, para variar, também é um drama daqueles de acabar com o estoque de lenços de papel. Veja mais informações aqui.

O fato interessante ai é que as novelas coreanas abriram um caminho para a entrada de produtos coreanos e também uma aproximação maior das duas populações. Todos sabem que os dois países já foram inimigos no passado recente. Então, nada melhor que um produto cultural para unir os povos.

Fico imaginando as novelas brasileiras na tevê japonesa... será que daria certo? Acho que a maioria ia achar que é novela erótica (hihihihihi).

Tuesday, September 08, 2009

Sem-teto no Japão


Um pequeno televisor e um micro-ondas antigo se destacam em meio a um amontoado de roupas, acolchoados e utensílios domésticos. Eles estão cuidadosamente guardados e há meses não são usados.

Mas César Kazutoshi Sogabe, de 52 anos, tem esperanças de voltar a utilizá-los um dia, quando finalmente deixar de morar na rua.

O brasileiro vive num abrigo improvisado debaixo da marquise de um conjunto habitacional na cidade de Nagoya, na província de Aichi.

Ele vive lá há pouco mais de duas semanas, mas já está sem teto desde novembro do ano passado, quando perdeu o emprego numa empresa de reciclagem de lixo. “Todos foram mandados embora e a firma fechou as portas”, conta.


Quer saber mais sobre a história do César? Confiram a matéria no site da BBC Brasil.


Tuesday, September 01, 2009

Complemento

Só para completar a notícia de política do post anterior...
Ontem, fiz um boletim de rádio sobre política para a BBC Brasil. Ouçam a matéria reproduzida pela rádio CBN.
PS: não prestem atenção à voz esganiçada (rsrs)

PS2: tirei o áudio porque tava atrapalhando. Quem quiser ouvir, por favor vá ao site da CBN e procure por notícias de Japão.