Hoje, dia 12 de agosto de 2009, faz 24 anos que o intérprete original dessa música, Sakamoto Kyu, morreu. Acabei de ver um mini-documentário sobre a vida dele e resolvi dividir algumas informações com vocês.
Mas primeiro, para quem não conhece ou não se lembra da canção, dê uma olhada nesse vídeo:
Sakamoto Kyu nasceu Hisashi Oshima em 10 de novembro de 1941, na cidade de Kawasaki (Kanagawa). Aliás, eu morei nessa cidade por alguns anos. Ele entrou para o show business em 1960 e seu grande sucesso foi mesmo Ue wo Muite Arukou, lançado em 1961.
Em 63, a música conquistou o ocidente. Mesmo sem entender a letra, os americanos se apaixonaram pela canção, que ficou por três semanas seguidas no topo da Billboard.
Por que ficou conhecida como "Sukiyaki"? Diz a lenda que DJs precisavam de uma palavra que remetesse ao Japão facilmente. Escolheram sukiyaki, mesmo a palavra não sendo dita em nenhum momento na letra. Também já ouvi a história de que foi um maestro quem deu o nome quando a música foi gravada pela primeira vez na Europa. Ele achou que ninguém ia associar o nome/tradução à música de sucesso. Então escolheu sukiyaki.
Ignorância à parte, o fato é que Ue wo Muite Arukou é uma das mais populares músicas japonesas no mundo. O dueto Hachidai Nakamura (música) e Rokusuke Ei (letra) foi o responsável pela criação do hit. Segundo Ei, a letra foi inspirada no sentimento de solidão dele depois que terminou um romance com a atriz Meiko Nakamura.
Outras músicas famosas de Sakamoto são "Miagete Goran Sora no Hoshi wo" (見あげてごらん夜の星を)" e "Shiawase Nara Te o Tatako" (幸せなら手をたたこう).
O cantor morreu tragicamente num acidente de avião em 12 de agosto de 1985, quando o vôo 123 da JAL, que saiu de Haneda (Tóquio) em direção a Osaka se chocou com uma montanha e matou 520 e feriu quatro.
No Brasil, o Trio Esperança gravou a versão em português, que ganhou o nome de "Olhando para o Céu".
Vale a pena ouvir a versão cantada pela Daniela Mercury com ritmo bem brasileiro:
12 comments:
Adorei a versão da Daniela Mercury! Ótima dica :)
juro que nao conhecia a versao daniela mercury dessa musica....mas sukyaki eh deveras pop,todo o estrangeiro aprende essa musica...
eu não conhecia essa música! que vergonha m(_ _)m
adorei a versão da daniela mercury!
Ahhhh eu conhecia somente pelo ritmo da música. Mas vi esses dias a Daniela Mercury num programa e ela cantou essa música...
Nem sabia q ele tinha morrido num acidente de avião.
Kisu!
por coincidencia vim saber desse cantor e do acidente esses dias e hj vejo no seu blog uma homenagem a ale,achei super bacana da sua parte e me impressionei com a daniela,a musica ficou otima na voz dela,
e so vim saber dessa gama de variedades de cafe quando vim para ca,antes era so o cafe bem quente,
agora nao,sei q ate la no meu estado(pernambuco)as cafeterias ja estao bem populares,
um abracaooo.
eu conheço a música faz um bom tempo, pelos meus pais, creio. Assistindo o kõhaku utagassem rs.
abs
madoka
Opa!!
E ai Ewerton, blz!?
Pode voltar sempre sim, ainda sou novo por aqui, ainda estou aprendendo a usar o blog.
Ehh quando estava no japão, eu também sentia falta do ovomaltine, ate pedi pra minha mãe mandar do brasil, de tanta vontade que eu tinha .
Eu ja tenho seu blog nas minhas listas, sempre acompanho.
Abraços!!
Vc entra na sua página e vai na parte de layout. Vai ter algum botão para incluir gadget. Ai vc clicando nele, vai abrir um pop-up, vc adiciona o link do blog q vc quer e salva. Não esqueça de salvar no layout tb.
Qq dúvida, entre em contato.
Kisu!
Vejo que ressuscitou o blog pra valer, heim =D
Gostei de saber da história do cantor, não sabia nada da vida dele e adorei a versão com a Daniela Mercury, ficou bem diferente com o sotaque baiano dela =p
Beijos!
Tenho a certeza que já ouvi essa canção antes embora não associasse ao Japão. Talvez por na época não distinguir japonês de outras línguas estrangeiras. De qualquer modo agora que a ouvi de novo, está a custar sair da cabeça.
Tobace, muito 10 teu blog.Meu filho estuda japonês, em Suzano, cidade da Gd. Sao Paulo com grande colônia nipônica. O fato é que eu acabei me interessando pelas músicas de Kyu Sakamoto, claro, Sukiyaki foi paixão a primeira escutada: singela, alegre, "up". Também fui atrá da biografia do saudoso artista e ai te achei com esse relato com os vídeos. A Daniela catando foi a grande surpresa. Obrigado!
Adoro essa bela e singela música, chamada SUKIAKI. Não pude ouvir a versão cantada por Daniela Mercury.
Fui pesquisar e achei o Kyu Sakamoto, que canta tão maravilhosamente bem, e tive muita pena dele haver morrido naquele desastre de avião. O Japão, nunca foi tão conhecido na época, como foi através dessa bela música, SUKIAKI.
Post a Comment