Friday, September 29, 2006

Ó vida, ó céus!

Pessoas,

minha vida começou a virar um inferno. Virei dono-de-casa, e agora minha rotina é acordar cedo para limpar a casa, lavar a roupa, fazer o almoço, botar os acolchoados (futon) para tomar sol...

Aliás, foi virando dono-de-casa que percebi algumas singularidades da sociedade japonesa. Só quem não trabalha é que pode assistir a programas à la Ana Maria Braga na tevê. E há de tudo, vocês podem imaginar. Tem um que eu adoro: ensina como reutilizar coisas "imprestáveis" ou idéias geniais para economizar com a despesa da casa!

E pensar que os japoneses ganham bem o suficiente para ficar dando um "jeitinho" de economizar ao máximo!

bom, outro dia vi um programa de um pai de oito filhos, separado, que foi morar numa ilha lá embaixo (Oshima) porque lá ele ia pagar só Y 3 mil de aluguel! Gente, para quem não tem noção deste valor, seria em dólares algo como US$ 30 dólares. É muiiiiiito barato. Passou ele procurando um imóvel e tinha uma casa gigantesca por Y 30 mil o aluguel. Até me passou pela cabeça ir morar lá. Mas desisti. Ia fazer o que na ilha? E lá só tem umas 500 pessoas!!! Eu, que não suporto marasmo!!!!

E foi também na tevê que vi um documentário em horário inapropriado para trabalhadores sobre uma família que faz udon (um dos vários tipos de macarrão do Japão). Na verdade, a história era de um rapaz que foi lá aprender a fazer udon. Ele ficou dois anos ralando mesmo. Não gastava nada e, no final, ele ia abrir uma lojinha de udon na cidade dele. Foi super legal.
E agora está em cartaz aqui no Japão um filme que se chama Udon e, adivinhem, foi filmado lá na lojinha desta família de fabricantes do macarrão.

Ontem, assistindo à tevê naquele horário inadequado para os assalariados, mostrou a lojinha desta família de novo. E não é que agora eles são o maior sucesso!!! Chegam a vender no final de semana 2 mil pratos de udon. Gente, se eles vendem esse prato por Y300, dá Y 600 mil num só dia!!!

Êta sorte!

Bom, por hoje é só!
Agora tenho de lavar a roupa! hehehe

Para o alto e avante!

Tuesday, September 19, 2006

Churrasco no rio


Não. Não é no Rio de Janeiro, infelizmente.

Neste verão, pessoas, tive duas experiência interessantíssimas aqui no Japão: fui a dois churrascos na beira de rios. Este, para quem não sabe, é um dos programas preferidos dos brasileiros e de muitos japoneses no verão. A diferença eu não preciso nem citar. Ou preciso? Bom, para garantir total entendimento: nosso churrasco é beeeem melhor.

Os dois lugares em que fui eram de tirar o fôlego. O rio manso, que desce da montanha, água geladinha, convidativa para um bom banho. Banho sim, porque era raso e não dava para mergulhar. O legal daqui do Japão é que há lugares apropriados para se fazer churrasco até na beira dos rios, com infraestrutura e tudo mais. O pessoal acampa por lá, há banheiros e muita diversão por perto. Digo, se você se encher de ficar o dia todo por lá, sem fazer absolutamente nada, pode tentar outra atividade: pescaria, descer o rio de bote etc.

Um dos churrascos foi em Shimizu, na província de Shizuoka. O outro foi em Gunma (a cidade não me lembro agora). Nesta última, após a churrascada resolvemos fazer budougari (colheita de uva).


Aqui no Japão é muito comum a colheita de frutas da época. Você paga uma taxa para entrar e comer a vontade por tantos minutos. Ou você paga o que colher. Foi o que fizemos. Colhemos alguns bons e generosos cachos de uva de duas variedades e pagamos por quilo. Ah, neste caso, a gente pode escolher o cacho após experimentar uma das uvas daquele cacho. Infelizmente não pude tirar fotos.

Bom, por hoje é isso.

Para o alto e avante!

Monday, September 11, 2006

Férias

Pois é pessoas,

agora estou de férias. Será que permanentes?
Bom, o fato é que hoje acordei com um sonho: estava preocupado com o fechamento (toda segunda é dia de fechamento, dos pesados).

É, tô vendo que ainda não consegui me desligar do trabalho.

bom, mas é isso
Para o alto e avante!

Monday, September 04, 2006

Papéis invertidos

Pessoas,

alguém já foi entrevistado?

Eu já. E confesso que detesto esse papel. Prefiro ser o entrevistador, sempre. Afinal, o curioso-fofoqueiro-perguntador sou eu.

Mas dias desses tive de dar uma entrevista para uma colega de profissão e amiga nas horas vagas. Tudo porque criei um novo blog, que modéstia (esse é meu "sobrenome") à parte, é genial. A entrevista, para quem quiser conferir está no Meu Japão, da Karina Almeida.

Bom, mas deixemos os pormenores... o que eu quero falar é da sensação de ser entrevistado. É simplesmente horrível, por mais que a entrevistadora te deixe à vontade. Nem questionário/enquete para pesquisa eu gosto de responder. Sinto-me invadido!

Mas não é a primeira vez que dou entrevista. Já passei por essas situações algumas pares de vezes. E olha que nem sou importante!

Nessas horas, as palavras somem, o vocabulário encolhe e, sempre escpa lá um "muito legal", "legal", "super legal", "legalzinho"...

Pior é falar para o rádio ou para a tevê. É a morte para mim.

E pensar que quase fui ser radialista! Afe!

bom, é isso.

Para o alto e avante!

Sunday, September 03, 2006

O Japão ainda me surpreende

Pessoas,

Hoje fui a um festival brasileiro. Era alusivo ao 7 de setembro. Semana da Pátria.
Sabia que ia ter muita barraca de comida típica. Música, dança e tudo aquilo que lembra o nosso país.

Porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia... era uma festa para japoneses!
Bem, assim foi divulgado o negócio. E realmente tinha muito japonês e gringo na festa. Mas tinha também muitos brasileiros!

Bem, de qualquer forma me diverti bastante por lá. Voltei com a roupa e o cabelo cheirando fumaça de churrasco e isso me encheu de saudosismo...

Uma cena curiosíssima: uma senhora ficou plantada, de cócoras, em frente aqueles assadores de frango assado (tevê para cachorro), esperando o tal do frango assado. Uma repórter chega e pergunta: "o que a senhora está fazendo?"
Com um sotaque típico, e lendo em katakana a placa em frente: "furango assado!"
Depois de 30 minutos vem o cara da barraquinha: o frango tá pronto minha senhora, e entrega um embrulho!.
Ela, docemente: "Tigao yo! Roku desu yo!" - ou algo: Está errado! Eu quero seis!

Eh, o Japão ainda me surpreende.

Eh isso,

Para o alto e avante!

PS: interessantíssimo o comentário do Afi, no post anterior. Vale a pena conferir a a trama proposta por ele.