Friday, October 12, 2007

Um país curioso



Pessoas,

O japonês é um ser muito curioso. Demais da conta, às vezes.
Quem disse que o povo daqui é envergonhado? Eles fazem cada pergunta!!!!

Mas o fato de ser curioso é uma qualidade. Assim, eles estão sempre aprendendo e descobrindo coisas novas. Não é à toa que o Japão é um país de ponta quando se fala em tecnologia e ciências.

Bem, mas comecei este post para falar dos programas de tevê. A onda agora (para não dizer "moda") são programas de testes de conhecimento geral. O legal é que você acaba aprendendo muita coisa. Adoro os de kanji, nos quais (sim, há vários programas do gênero) você tem de decifrar a palavra escrita em kanji. Soa estranho, mas quem conhece os ideogramas sabe que é preciso estudar eternamente. Parece que não tem fim.

Gosto também os de conhecimento de mundo, de viagens e de culinária. Adoro um que se chama Cool Japan, que mostra a visão de estrangeiros sobre coisas curiosas do Japão. E o último foi justamente sobre a mania dos japoneses por quizes (existe este plural?) e testes de conhecimento geral. Há até games para melhorar a memória e "malhar" o célebro!

Bom, é isso! Agora deixa eu ir lá fazer mais um pouco de sudoku!!!
hehehehe ;-p

Para o alto e avante!

9 comments:

Anonymous said...

Adoro programas desses, aqui também tem muitos o último chama-se: "Você sabe mais que um miúdo de 10 anos?" Vão pessoas lá formadas em tudo quanto é coisa e te colocam perguntas que os meninos de 10 anos estão aprendendo na escola, o convidado responde e os convidados de 10 anos tb e sempre os pequenos é que levam a vantagem! Hehehehehe...
Bjos

Val said...

Adoro estes posts onde vc escreve curiosidades sobre o Japão, fico super animada com isso pq aprendo mais um pouquinho!
Um bjão pra vc!;)

Anonymous said...

Você esqueceu de citar o canal e o horário, pra gente estar ligada né :)
Hoje sexta noite, vi um programa de viagens, pela NHK, creio que seja repórter, viajando pela Mongólia, se não me engano, vi finalzinho, e deve ter continuação, até mês que vem...muuuito bom.
Abs
Madoka

Suélen said...

Hum.. interessante! Sou suspeita em dizer que japonês é curioso e inteligente! :) Pena que não tenho como assistir também... Preciso de um jogo para malhar a minha memória! Sou péssima! Anoto tudo para não esquecer! Ainda bem que nós jornalistas andamos com gravadores e caderninhos, senão... rs. Ótimo domingo! Abraços

Paulo said...

Eu também adoro quebrar a cabeça tentando decifrar os kanjis naquele programa!
Gosto do Cool Japan, apesar de quase não conseguir assisti-lo.

Ah! E o plural está certo!

Abraços

Unknown said...

Também adoro esses programas. Minha cunhada trouxe vários VHS gravados com uns programas assim e nós assistimos durante muito tempo, mesmo sem entender quase nada, hehehe. Mas os participantes eram super divertidos.

Adorei a crônica no site para dekasseguis. Tomara que eu lembre de voltar lá.

E claro, seja muito bem vindo ao Namastê

Karina Almeida said...

eu quero ver! resta saber se vou entender ne... hihihi...

Anonymous said...

Um Grande Viva!
Ás origens.

Muito obrigado,
maria fernades


http://www.new.facebook.com/friends/#/profile.php?id=609201267&ref=name

maria fernandes said...

Um Grande Viva!
Ás origens.

Muito obrigado,
maria fernades


http://www.new.facebook.com/friends/#/profile.php?id=609201267&ref=name