Saturday, September 19, 2009

Filme japonês



Falei de novelas coreanas, mas tenho de falar dos filmes japoneses.
Dias atrás assisti ao Departures (Okuribito) e adorei. A Karina falou do filme já, mas eu também queria comentar.

Um violoncelista frustrado larga a cidade grande e volta para sua cidade do interior do Japão. Ele vai morar na casa que a mãe deixou de herança, junto com a esposa. Na busca por um emprego, ele vai parar numa agência funerária, que prepara os mortos para serem colocados no caixão.

Ri muito e também chorei. É um filme que fala de tudo um pouco e acho que mereceu sim ganhar o Oscar de melhor filme estrangeiro. Vale a pena, de verdade, ver a produção.

15 comments:

Karina Almeida said...

uau, olha eu aqui no seu blog! que chique :p

você viu que vai passar na TV (canal 6) na segunda (dia 21) às 21h?

fiquei toda empolgada até perceber que é no mesmo horário do último capítulo da minha novela! arghhh...

eu queria ver de novo :(

Rick said...

Por enquanto não sai muito por aqui, mas até agora to sim, fora os carros buzinando que nem uns loucos..rs...

Realmente esse filme é muito bom, eu assisti puxando da net, achei interessante.

Abraços

Anonymous said...

então nem vou comprar o dvd, se vai passar na tv, canal 6(qual será?) vou anotar pra não esquecer. Sei da repercussão do filme, das críticas positivas, mas não sabia que ganhou o oscar de filme estrangeiro.
vou tentar não perder.
bjs
madoka

Bah said...

Assisti esse e achei lindo realmente. Tocante. Vale a pena. Se puder, assista Tokyo Sonata, também é bem dramático e tem muito a ver com a crise que o Jp está enfrentando.

Kisu!

Andreia Inoue said...

ola,
vc sabe onde encontro legenda em portugues?sera q ja tem ou apenas em ingles?
ja ouvi falar tanto desse filme,tenho mais em japones!
:(
abracaoo.

Carlo said...

Nunca fui fã. Mas esta nova safra de filmes japoneses me conquistou. Concordo com a Bah. Tokyo Sonata também é bastante marcante e envolvente.
[]'s

Zanucki said...

Depois de ler o post no nlog da Karina resolvi que não ia esperar mais e arranjei maneira de ver o filme. Faço parte do grupo que gostou.
O Carlo falou em Tokyo Sonata... vou já saber o que é.

Zanucki said...

RASURA

onde eu escrevi nlog deveria ter escrito blog. Estou sem os óculos :)

Luiza Hidemi said...

to louca pra assistir o filme, mas preciso achar um legendado em portugues, eu ateh consigo entender em nihongo, mas tem horas que fico boiando rsrs

Anonymous said...

valeu Ewerthon, vi o filme no canal 6, muito bom. Só não fica melhor na tv por conta dos ´recrames´(hehehe). E deu pra entender o filme sem legendas numa boa, tem algumas falas que fiquei boiando (portanto, estudar mais), mas o conteúdo deu pra captar.
além do Tokyo sonata que tá imperdível. Indico o Tokyo feita por três cineastas, dentre eles o Michel Gondry, acho que vale a pena ver também.
abraços
madoka

Zanucki said...

Já consegui ver também o Tokyo Sonata. Gostei mais do Okuribito mas o Tokyo Sonata também é interessante embora mais deprimente porque retrata uma família disfuncional em que cada membro vive num vazio. Nem mesmo o final consegue redimir essa sensação.

Elisa no blog said...

Ainda não consegui ver o filme inteiro. Mas achei o máximo conseguir colocar humor num tem tão sério e talvez triste. Na minha família no Brasil, era a família que fazia o ossooshiki (enterro e cerimônia) inteiro. era mais simples, mas os antigos não precisavam de sooguiya. a sua família era assim tb?
bj

Anonymous said...

Ola ! Tomei a liberdade de colocar o link de acesso ao seu bloog, no meu bloog Aido Bonsai. Me dedico a essa arte há 20 anos e estou feliz pois em 5 meses o bloog está com 120.000 acessos. Ele aborda vários assuntos: Bonsai, Peijing, Origami, Jardim Japonês, Tokonoma, Ikebana, Wabi Sabi, Ukiyo-e, Artes marciais, etc....Se possível gostaria que colocassem meu link para ajudar a divulgar o meu bloog, ele não tem fins comerciais, apenas é uma janela de divulgação da minha paixão pelo Bonsai e pelas artes orientais. Um grande abraço e parabéns pelo trabalho as matérias estão ótimas! vou seguir o seu bloog de perto ! .Abração !www.aidobonsai.wordpress.com

Zanucki said...

Algumas semanas depois...

apanhei aqui a dica do Tôkyô Sonata e já vi mas gostei mais do Okuribito. Agora estou a pensar em ir ver um filme que se chama Aruitemo aruitemo.

Zanucki said...

Alô de novo.
Cinema é matéria sem fim por isso venho falar de mais dois filmes que vi recentemente.
O primeiro foi aruitemo aruitemo. Um pouco chato no início mas depois de percebermos que tipo de filme estamos a ver entramos na onda e até saímos a refletir no que vimos. Ficam alguns takes na memória.
O outro surpreende pelos cenários e ambiente surrealista, fugindo um pouco daquilo que vem à mente quando se pensa em cinema japonês. Tem a participação de um ator inglês chamado Vinnie Jones e é precisamente esse ator que parece deslocado do filme. Mas em quase tudo é um filme muito agradável e surpreendente, como já tinha dito. Chama-se Survive Style 5+.
Ewerthon, sugiro pela curiosidade a visualização destes dois filmes.