Tuesday, October 17, 2006

Memórias de amanhã


Imaginem não conseguir lembrar mais do qua acabou de fazer, com quem falou, o que comeu no almoço ou sequer o nome da pessoa que mora com você.

Memories of Tomorrow (明日の記憶) conta a comovente história de um típico trabalhador japonês (Ken Watanabe), chefe de uma agência de publicidade, que dedicou 26 anos da sua vida ao trabalho.

De uma hora para outra, ele começa a esquecer de coisas importantes (reuniões, nomes de clientes etc). Resolve ir ao médico, a pedido da esposa (a excelente Kanako Higuchi). Ele descobre então que está com mal de Alzheimer.

Uma história simples, mas que emociona e, mais do que tudo, faz a gente parar para pensar se vale a pena tanto sacrifício por algumas coisas em detrimento da vida em si.

Confesso que tive de assistir ao filme duas vezes para entender todos os diálogo (não há legenda em inglês), e admito que chorei muito nas duas vezes. O filme é tocante. Esclarecedor. Pode até causar medo (principalmente naqueles que tem mania de doença, né Shi?)

O filme ensina também que o japonês pode parecer "frio" e insesível, mas eles sabem demonstrar o carinho e amor que sentem pela outra pessoa de forma menos escandalosa que nós ocidentais. O gesto, o olhar, as palavras...

A fotografia do filme é muito boa, principalmente a primeira cena, na qual você já imagina tudo. Já comecei aí a derrubar algumas lágrimas, nos dois primeiros minutos de filme!!

Bom, não vou contar o filme todo aqui. Assitam e depois me falem!

Para o alto e avante!!

7 comments:

Gisele Scantlebury said...

Poxa, parece muito bom. Pena que nao tem legenda em ingles, nao eh? Ate pedi a Karina, Raquel e Caruso algumas indicacoes de bons filmes japoneses com legendas em ingles. Voce indica algum?? Beijos!

Karina Almeida said...

eu quero ver!

parece ser otimo (apesar de triste demais, do jeito que voce gosta).

melhor ainda saber que o protagonista eh o charmoserrimo ken watanabe :D

Angélica Camacho said...

Alzheimer, solo pensar en esa enfermedad me electriza la espina dorsal... si los recuerdos son irremplazables, no tienen precio.
Quisera ver ese filme, espero, algún día. Y con subtitulos claro.

Paulo said...

O filme está sendo bem comentado e queria muito assisti-lo. Mas confesso que o seu comentário me deu uma urgencia! E vai ser essa semana!

Ewerthon Tobace said...

PARA GiSELE
Tenho otimas recomendacoes para fazer a voce... sabe que sou cinefilo e ultimamente tenho experimentado todos os generos japoneses... ate terror... meda!

PARA KARIE
Eh triste do jeitinho que gosto e sei que voce ia adorar!

PARA ANGELICA
Talvez Angelica, no exterior a fita voce encontre e com legenda!!!

PARA PAULO
Fiquei super curioso!!!
Vai contar?

Paulo said...

O pior é que não consegui assistir ainda! Tem uma fila monstruosa de espera na locadora... :(

Anonymous said...

eu adoro cinema (ainda mais esses kleenex movies). mas como meu japones eh precario, vou tentar ver com a shigueko. assim posso ficar incomodando nossa amiga em busca de traducao simultanea! ela vai chorar eh de raiva... abraco!