Thursday, October 26, 2006

Crime perfeito

Dizem que não existe crime perfeito. Mas dois, ou três filmes que assisti provam o contrário.

Tá certo! Antes que digam que filme é ficção, quero deixar claro que é apenas um gancho para falar destes filmes e a relação com o Japão...

Ocean Eleven (e a continuação Ocean Twelve) e Inside Man (com a insosa Jude Foster e o em forma Denzel Washington) são alguns exemplos de que crime perfeito existe sim!

Bom, mas que diabos de relação tem esses filmes e o Japão?

É que aqui crimes perfeitos não existem como nos filmes! A princípio tudo parece fácil (furtar uma carteira, levar produtos do supermercado...). Afinal, diferente do Brasil, aqui não se espera que uma pessoa faça isso. É cultural!

Mas fazem!

E são descobertos!

Vocês acreditam que nos grandes supermercados há mulheres (conhecidas como "caçadoras") que fingem ser clientes, mas na verdade ficam de olho em pessoas que estão furtando!
Outro dia uma equipe de tevê ficou um dia todo no supermercado com duas "caçadoras". E neste dia, três pessoas foram pegas!!! Três!!! Num só dia!

Pois é. Aqui tudo parece fácil quando se trata de crime! Mas não é!
Assim como em qualquer lugar que não seja num filme, o crime perfeito também não tem vez por aqui!

É isso!
Para o alto e avante!

9 comments:

Maíra said...

Não sabia que vc ainda mantinha esse blog, nem me avisou do retorno, né?! Vou voltar a te linkar lá no Caravela!!! =)

Karina Almeida said...

nao sabia das cacadoras. tenho que seguir seu exemplo e assistir mais programas de tv ne?

: )

Angélica Camacho said...

Tres en un día!! O sea que no son tan honestos como se pensaba hmmm... Esas cacadoras deben tener un trabajo bastante cansativo, ne!

Paulo said...

Também fiquei surpreso quando aprendi sobre as caçadoras em uma palestra sobre perdas e furtos. Hoje, dentre os 170 funcionários que temos, 6 têm essa função. E acredite-me, eles têm muito trabalho! :P
Abs

Gisele Scantlebury said...

Adorei a dica do The Inside Man. O filme era, realmente, muito bom. Estou aguardando para irmos juntos na locadora para eu pegar alguns filmes japoneses com legenda em ingles. Beijos!

Anonymous said...

eu nao sei da aonde as pessoas tem essa ideia de q japoneses sao tao honestos. Sabia q eh legal subornar governantes de paises subdesenvolvidos no Japao? V tem ate abatimento no imposto de renda...mas se v subornar fucncionarios de um pais do 3 mundo nos EUA, isso eh ilegal e pode dar prisao...

"
Numa lista de 30 nações divulgada ontem pela organização não-governamental Transparência Internacional, a Suíça ficou em primeiro lugar. Ela foi seguida pela Suécia (segundo) e Austrália (terceiro) na classificação feita através de um questionário enviado a dirigentes de mais de 11 mil empresas espalhadas no mundo.

Se as economias mais ricas ocupam os dez primeiros lugares da classificação, potências como o Japão (11º lugar), França (15º) ou Itália (20º) ocupam posições menos favoráveis."


De forma geral, Transparência Internacional conclui que "os níveis de corrupção variam de um país ao outro, mas ninguém é campeão em inocência". Ela lembra que a prática de suborno por empresas exportadores é comum no exterior, sobretudo as dos países desenvolvidos. Apesar da existência de instrumentos internacionais de controle a luta contra a corrupção, que prevêem também penalizações, a luta contra a corrupção nunca foi tão complexa

Unknown said...

Rapaz, vc nao gosta da Jodie Foster????????????????

Unknown said...

Bem, Tanaka, nosso padrao de honestidade eh a R.F.B., um pais onde ateh o presidente costuma estar envolvido em situacoes...

Acho que existe muito governante desonesto no Japao, mas as pessoas no seu dia-a-dia tem uma postura oposta ao do que a gente ve os governos fazendo no jornal.

Alias, soh o fato de vc colocar suas coisas num lugar publico e as encontrar como deixou... Eu mesmo ja esqueci o lap top na cesta da bicicleta de um estacionamento publico. Se fosse na R.F.B., creio que eu nem teria o lap top, pq alguem me teria tirado dentro de casa.

Anonymous said...

Pior!
A grande maioria desses furtadores são idosos.

A exemplo dois de meus vizinhos que foram pegos no mercado.
Eu já assisti muito desses programas e é difícil o dia que a reportagem não pega mais de duas pessoas.

Eu acho que as pessoas confundem muito, cultura, com educação e bons costumes...

Generalizando no caso dos japoneses que na sua maioria tem condições para comprar o que querem, mas os que não tem roubam mesmo e o pior... muitos não precisam mas se acostumam com essa vida.

Em todo lugar do mundo existem pessoas honestas e desonestas tbm e aos montes.