Wednesday, December 20, 2006

Qual seu sabor preferido?

Morei por muitos anos numa cidade do interior paulista chamada Ibitinga. Ela é conhecida como a capital nacional do bordado. Por todo canto há lojas de bordado e, nos finais de semana, a cidade enche de ônibus de turistas do Brasil todo.
Ibitinga é pequena. Pequena mesmo. Não deve ter mais do que 20 mil habitantes. Mas mais do que bordados, o que guardo de lembrança de lá é o sorvete. Não sei se é porque eu era muito pequeno e não tinha noção das coisas, também porque sorvete é um artigo de luxo para crianças. Bom, pelo menos era. Assim como o refrigerante. Essas delícias só de vez em quando...

Lembro-me do sorvete de coco, de abacaxi, de nata, o skimo (nata coberto de cocholate)... Enfim, sabores tradicionais.

Passados alguns anos (uns 20), cá estou eu num país onde a variedade de sabores foge à lógica. Minha última incursão degustativa foi um sorvete de sal marinho. Não tem como descrever o sabor. Ele é salgado num primeiro momento e depois fica doce, com gosto de creme. E tenho de confessar: ele é muito bom.



Já citei aqui que fui a um museu do sorvete aqui em Tokyo (eu e a Rachell) onde há um espaço para sabores nada convencionais. Tomei o de carne de cavalo (e vem com pedacinhos de carne crua de cavalo), de beringela (e tem o gosto rançoso do legume cru)...
Mas há outras delícias como o sorvete de camarão, de lagosta, de nato (soja fermentada), de ostra, de algas, de shoyu, de frango assado, de lula, de pepino... Enfim, a lista é grande. Se não me engano são mais de mil variedades exóticas.

Esses últimos que listei não sei se são bons. Não tive coragem de experimentar. Mas o de sal marinho eu recomendo. Tem na Disney.

É isso. Para o alto e avante!

11 comments:

Gisele Scantlebury said...

Ewerthon, tem certeza? Nao sei se teria coragem de provar! Fora da Disney, onde mais podemos encontrar essa "delicia"?

Anonymous said...

Carnes de cavalo, em geral, sao importadas dos EUA. Mas os cavalos nos EUA nao sao criados para serem comidos por isso sao vacinados e tomam injecoes com remedios para matar vermes, parasitas etc. q nao sao adequados para consumo humano.... Comer carne de cavalo eh um grande perigo pra sua saude, assim como atum, peixe espada, etc q tem altos teores de metal pesado e mercurio e nao sao recomendados para mulheres gravidas e meninas pequenas.. mas o governo japones nao avisa sobre isso pq eh parte da tradicao japonesa... Carne de baleia, dependendo da regiao do corpo e teor de gordura pode ter teores de mercurio ate 4000 vezes acima do recomendado pelas organizacoes de saude... Hijiki (algas pretas) tem teores altos de arsenico e a importacao foi proibida ha dois anos pelo Canada e Inglaterra ....

Karina Almeida said...

humm... otima desculpa para ir a disney de novo. vamos?!

: )

Unknown said...

só quero parabenizar, pelo ótimo blog. valeu.

um abraço, boas festas de fim de ano, e um ótimo 2007

dionizio - from Londrina


bye

Angélica Camacho said...

Dios me libre de esos sabores!! Nato, sal marina, caballo (con trocitos de carne cruda!!), nao obrigada.

Saludos

Anonymous said...

"He venido a usted a comunicar que su visado para visita y permanencia en el Albergue Español está más que concedido. Espero que disfrutes. ¡Sea bienvenido!" :)

Hehehe, aqui está o visto, viu? :) Também adorei o seu espaço e com certeza voltarei muitas outras vezes.

Quanto aos sorvetes... e eu que achava que o sorvete mais esquisito que existia no mundo era um de tapioca que tomei há uns 5 anos atrás... :) E a gente acha que viu de tudo nessa vida, né?

Beijo grande!

Anonymous said...

cara, seus posts são muito bons! assim, vc nem me respondeu, né...rsss

Paulo said...

Não sei se teria estômago para provar a todos esses sabores raros, mas confesso que a forma como escreveu sobre o sorvete de sal marinho me deixou com vontade de experimentar...
Ótimo post!

Anonymous said...

Oi Ewerthon!
Você poderia me escrever?
Tenho uma pergunta.
Obrigada,
Márcia

info@marciabritto.com

Karina Almeida said...

FELIZ NATAL!

Anonymous said...

Ai mãezinha! Os sabores e as cores dos baleizões (sorvetes) (gelados) que a gente comia em criança. É todo um mundo de descoberta. É como o cheiro dos primeiros cadernos e lápis de cor e borrachas com cheiro de chiclete, etc.
Muitos produtos doces têm uma pequena percentagem de sal. Acho que realça o sabor.