Wednesday, August 26, 2009

Campanha interessante



Um parênteses para falar de uma campanha no Brasil: Faça Xixi no Banho.

Vi a notícia na revista Época.

Frankstein, Saci-Pererê, o pacifista indiano Mahatma Gandhi, o cineasta Alfred Hitchcock, o físico Stephen Hawking e até King Kong fazem xixi no banho na segunda fase da campanha promovida pela Fundação SOS Mata Atlântica. Desde maio de 2009, a instituição encoraja os brasileiros a tomar esta atitude como uma forma de reduzir o uso de água. O vídeo está sendo veiculado desde o início de agosto em canais da TV aberta e a cabo.

Segundo a fundação, cada pessoa que faz xixi no banho economiza uma descarga por dia, equivalente a cerca de 12 litros de água. Em um ano, a economia total seria de 4.380 litros de água potável por pessoa. Com o objetivo de atingir jovens, a campanha tem forte divulgação na internet com um site institucional (www.xixinobanho.org.br) e em comunidades de relacionamento. A Ong explica que a prática não é anti-higiênica, já que 95% da urina é água e que os outros 5% são compostos por uréia e sal, e orienta os voluntários a fazer xixi no início do banho.

No Japão também sempre tem campanha para economizar alguma coisa (aqui tudo é ecologicamente correto - ou tenta ser). Agora, estamos no pico do Cool Biz (corruptela para Cool Business), campanha do governo japonês para economizar energia consumida por ar condicionado. Então, os políticos e empresários encorajam os alinhados japoneses a deixar a gravata e o terno em casa e usar camisas de manga curta nesta época do ano.

Este ano tem novidades na campanha: lámen gelado, ar condicionado do trem mais fraco, corte de cabelo, casa mais fresca etc. Veja todos os detalhes aqui.

9 comments:

andreia inoue said...

eu ja tinha lido essa noticia,pensei ate em fazer um post para saber a opiniao da galera mais vc passou na minha frente!
:)
eu nao vou aderir de maneira nenhuma,dou a descarga mais fraquinha, mais fazer xixi quando ta tomando banho,nem em pensamento,para o meu lindo banheirinho ficar com cheirinho de banheiro publico?necas!!!
abracaoooo.

Bah said...

EU já aderi essa campanha há séculos rs... sempre faço xixi no banho.. mas é por causa da água quente rs... estimula rs... mas o povo não tem consciência de que tem que economizar, tem gente q tem esse tipo de pensamento: "ah, se ele não faz pq eu tenho q fazer?"

Kisu!

Juliana Cimeno said...

Olá, Ewerson! Meu nome é Juliana, sou estudante e estagiária da assessoria de imprensa da UMC. Recebi algumas notas sobre o trabalho que realizará no Japão! Gostariamos de fazer uma matéria para o site, mas a nota tem pouquíssimas informações. Aceitaria conversar comigo a respeito? Meu e-mail é julianacimeno@gmail.com
Muito Obrigada!

Bah said...

Sobre Wicked... ahhh que inveja... meu sonho é ver o original na Broadway, só vi o sem graça na Universal, versão japonesa.. foi até legal, se não fosse horrível, enfim... estou esperando chegar no Brasil a versão brasileira, enquanto isso, tenho os dois livros Wicked e Son of a Witch... preciso arrumar um tempo nesses seriados para ler....

Kisu!

Kiyomi, a.k.a. Piggy said...

Eu vi a noticia na primeira fase.
Confesso: sou que nem a Bah, mas tem horas que é involuntario mesmo. Depois vai tomar banho, lavar tudo e esvai-se pelo ralo...
Desde que lavando direitinho, nao fica cheiro nao. Mas pra garantir, tenha o "kabi-kiraa" a mao. rs

blogmeujapao said...

eu li sobre essa campanha não sei onde. acho que foi num blog... e fiquei super feliz! advinha por que?

tem gente que acha feio e eu respeito, mas confesso que sempre fiz e continuo fazendo xixi no banho. e depois de conhecer essa campanha é que não vou parar mesmo! hihihi...

também não acho que deixa mau cheiro, nem suja o banheiro. é só mirar no ralo (para os homens deve ser mais fácil! kkkkkkk...) e já enxaguar o piso na mesma hora. sem contar que em seguida, vem a água com xampu e sabonete por cima.

toda vez que termino de tomar banho, meu banheiro fica super cheiroso (cheiro de xampu, de sabonete, de óleo para o corpo e cia). mesmo fazendo xixi :p

ah, e tem que lavar o banheiro com frequência né. se não, com ou sem xixi, vai ficar fedido.

Anonymous said...

Campanha interessante sem dúvida, mas é um paliativo. Concordo, que o engajamento individual se faz necessário e é bem vindo em todas as instâncias no que diz respeito ao meio ambiente, que tá tão maltratado. Mas cabe as instituições como um todo fazerem a sua parte continuamente e não esporadicamente. Enfim, a Lucia Malla, tem um blog muito legal sobre essa questão, vale a visita.
`Todo mundo pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?´(não sei quem é o autor)
madoka

Diogo said...

ahuauha
muito boa essa campanha.
acho que no fundo todo mundo faz mas nom todos assumem.

Hidemi said...

hoho por aki nao vai ter a campanha fazer xixi no banho
ja pensou se algum tonto resolve fazer xixi no ofuro?!?! rsrsrs