Friday, August 14, 2009

Agosto é mês de fantasma



Quando eu era pequeno, adorava ir na casa de uns primos que moravam num sítio. Além das brincadeiras típicas de crianças, livres, leves e soltas em meio a vacas, galinhas, pomares e açude, adorávamos ficar até tarde de noite contando histórias de terror. Quer dizer, eu adorava ouvir as histórias. Mesmo que isso significasse ficar horas aterrorizado, sem conseguir dormir.

Aqui no Japão, ouve-se muitas histórias de terror. E são de dar medo até no Jason, podem acreditar. Para contribuir, nas cidades pequenas, quase não há iluminação nas ruas. Acrescente a isso quadras e mais quadras de arrozais e o cenário está perfeito para qualquer um ficar com medo.

Agosto é o "mês dos fantasmas" por aqui. É quando os parques criam atrações especiais para assustar o público e, na tevê, pipocam programas sobre o tema.

A explicação: agosto é o mês dos mortos no Japão. Lá pro dia 15 (varia conforme o ano), tem o feriado de Obon, que é parecido com nosso Finados.

Além disso, diz a lenda que contar história de terror faz o calor (escaldante) passar, já que o medo faz a gente "gelar".

Esse vídeo ai em cima é dar medinho. Tem outros dessa série com legenda em inglês. Depois procurem no Youtube.

Ah, e uma empresa que distribui água mineral no Japão inventou uma tal de "água que acaba com o medo de fantasma" (オバケがこわくなくなる水). Segundo o fabricante, você coloca a tal garrafa na cabeça e segue outras instruções que o medo passa. Na verdade, segundo a empresa, é uma brincadeira. A criançada adorou.

9 comments:

Bah said...

ahahaha água que tira o medo é ótima. Se soubesse disso antes de ter visto um obakê seria de grande ajuda. O que fica registrado pra mim foi em Chiba que estava voltando para casa depois das 23hs do shopping da cidade e, andando de bike sozinha à noite uma velhinha apareceu andando de bike na minha frente, tentei ultrapassá-la, mas não consegui, qto mais rápido eu ia, mas ela corria, foi qdo eu tomei um impulso para correr mais, ela desapareceu na minha frente. Cheguei em casa suando e atordoada, nunca vou esquecer esse dia.

Kisu!

Rick said...

Ehh, dizem que tem muitos fantasma no japao, por causa da bomba nuclear, dizem que como teve muitos mortos, algumas almas ficaram perdidas por ai.
Lembro que antes tinha um programa na tv do jp, nao sei se ainda tem, que mostra umas historias de terror, era de dar medo mesmo.

Entao, tenta assistir Prison Break sim, vale a pena.
abraços

Andreia Inoue said...

antes nao era muito ligada nesse negocio,mais assim feito a bah passei por uma experiencia q nao gosto nem de lembrar e muito menos falar...da ate pavor!
abracao.

kurati said...

Bom,não dá pra dizer que os japoneses não são criativos.Numca vi uma maneira tão esperta de empurrar água pros consumidores..........deveriam colocar o produto em algum anime,seria o merchandising perfeito,o doraemon tirando essa água da bolsa mágica e dando pro nobita perder o medo de fantasmas...bah...

Elisa no blog said...

Obrigada pela visita. Vc mal chegou para conheceu meu blog e já estou indo viajar.
Espero que volte depois também.
Quem será que inventou essa água? Muito criativo.
bj

Luiza Hidemi said...

eu tb vi obake em chiba. varias vezes...
jah em aichi soh vi uma vez
mas desencanei... nao dah pra viver cm medo rs

Karina Almeida said...

eu sou medrosa, mas adorei este post (claro que não assisti ao vídeo à noite né). hihihi...

Unknown said...

Credo, tive mais medo da cara do velho do que da história =p

Aqui tem muitas almas penadas mesmo, pessoas que não conseguiram encontrar seu caminho e ficam vagando por aí. Basta orar por eles, é só isso que eles estão pedindo.
Mas tenho medo também =D

Beijos!

Anonymous said...

esse post tem a cara do Japão. eu tbm já passei por essa do obake e não conhecia essa água kkkkkk.
quando vi uma sombra andando do meu lado no chão e olhei para tudo quanto é lado e não vi ninguém, só aquilo andando e entrando numa parede, suei tanto que precisaria de litros dessa água. adorei a ideia.