Monday, December 03, 2007

Fim do outono


Pessoas,

o frio chegou de vez por aqui!
Para mim, essa é a melhor época do ano. O clima frio (mas não gélido como o inverno), a paisagem linda, com um tom avermelhado das folhas das árvores e o pôr do sol mais lindo do ano.

Aqui, umas fotos da rua de casa (especialmente para o Afi).

É isso por hoje!

Para o alto e avante!

Tuesday, November 13, 2007

Eu, minha mãe e, algumas vezes, meu pai




Você já andou de mãos dadas com sua mãe na rua? Já parou para ouvir as histórias da vida dela? Disse alguma vez o quão importante ela é na sua vida?

Pois é, assisti ao filme Tokyo Tower — Okan To Boku To, Tokidoki, Oton (algo como Mamãe, eu e, às vezes, papai), e comecei a pensar em tudo isso. O longa é, na verdade, uma adaptação de um livro muito popular por aqui, que é baseado numa história real. O Roberto Maxwell escreveu uma resenha bacana sobre o filme e não vou ficar aqui repetindo a história. Vejam aqui.

Há tempos (desde o Memórias do Amanhã), não via um filme tão comovente. Ele fala de relações familiares e, como é de praxe nas produções japonesas, mostra como mudamos nossas atitudes quando alguém da família adoece. Sim, há doença no filme.

Chorei horrores. Feito uma criança mesmo. Mas recomendo o filme. Não para chorar, mas para pensarmos mais na nossa relação com a família.

É isso!

Para o alto e avante!

Thursday, November 01, 2007

A grande novidade


Pessoas,

a grande novidade que eu estava guardando já pode ser revelada.

Assim como a Karina, do Meu Japao, também fui convidado pela Abril para escrever um blog. Vou falar dos brasileiros no Japão. Ele vai fazer parte do projeto Abril no Centenário da Imigração Japonesa.

Espero que acompanhem meu blog lá também. O nome é sugestivo: Janela Dekassegui, como se fôssemos dar uma espiada no que acontece aqui na comunidade brasileira do arquipélago.

É isso.

Para o alto e avante!

Ps: o desenho que ilustra o post é do site da Abril.

Saturday, October 27, 2007

Tokyo Motor Show



Pessoas,

Sempre que vou ao Tokyo Motor Show (esta é minha terceira vez), uma das maiores feiras de automotivos do mundo, vem à cabeça a seguinte pergunta: "o que seria do mundo sem o desenvolvimento industrial".

E pensar que tudo começou com o senhor Ford, lá nos idos de não-sei-quantas-bolinhas atrás. E pensar também que, graças a ele, o mundo está sofrendo hoje com os problemas decorrentes da industrilização.

Olha quanta pretensão a minha colocar a culpa no homem. Retiro o que eu disse.

Na verdade, graças ao consumismo do homem, chegamos onde estamos. E pelo que vi na feira, ainda vamos longe. Muito longe!

O que anima é que agora - somente agora - há uma grande preocupação das empresas, e não só as automobilísticas, de desenvolver produtos que não agridem o meio-ambiente.

Lá no Tokyo Motor Show, fiz o test drive de "carros verdes" - aqueles que usam combustíveis não-poluentes. Confesso que adorei o carro elétrico. Segundo o técnico que conversou comigo, uma abastecida custa em média ¥100 (ou menos de 1 dólar). No entanto, o carro roda apenas 80km com esse "tanque" ou 50 minutos.
O movido a hidrogênio também é interessante. Parece que estamos num shinkansen. Não há trepidação, e o barulho é pouco.

O problema, ainda, é o preço dos carros. Por isso, ainda não há grandes vendas.

Bom, mas espero que os engenheiros descubram meios de baratear esses veículos. O meio-ambiente vai agradecer!

É isso!
Para o alto e avante!


PS: desculpem a falta de notícias por aqui. Tenho uma grande novidade, mas conto em outro post!

Wednesday, October 17, 2007

Reciclagem


Pessoas,

vira e mexe a gente vê por ai idéias interessantes de reciclagem de lixo.

Para quem não sabe, aqui no Japão, eletrônicos, automotivos, eletrodomésticos e afins vão tudo para o lixo quando quebra ou fica muito velho. Não tem dessa de mandar consertar não.

Tá, exagerei um pouco. Mas carros velhos por exemplo é muito mais barato mandar amassar e jogar no lixo de sucatas do que pagar o imposto. É... consumismo é isso!

Mas gostei dessa idéia (não-proposital) de enfeitar o jardim...

É isso!

Para o alto e avante!

Tuesday, October 16, 2007

A vida de Zezé e Luciano


Pessoas,

Eis que estou na locadora e encontro o DVD do filme 2 Filhos de Francisco.

Quem não viu o filme deveria assistir. A trama é ótima e mostra como a dupla conseguiu chegar à fama. Serve até de incentivo para quem sonha grande...

Para os japoneses, mais um filme que explora a pobreza no Brasil.

É isso! Para o alto e avante!

Friday, October 12, 2007

Um país curioso



Pessoas,

O japonês é um ser muito curioso. Demais da conta, às vezes.
Quem disse que o povo daqui é envergonhado? Eles fazem cada pergunta!!!!

Mas o fato de ser curioso é uma qualidade. Assim, eles estão sempre aprendendo e descobrindo coisas novas. Não é à toa que o Japão é um país de ponta quando se fala em tecnologia e ciências.

Bem, mas comecei este post para falar dos programas de tevê. A onda agora (para não dizer "moda") são programas de testes de conhecimento geral. O legal é que você acaba aprendendo muita coisa. Adoro os de kanji, nos quais (sim, há vários programas do gênero) você tem de decifrar a palavra escrita em kanji. Soa estranho, mas quem conhece os ideogramas sabe que é preciso estudar eternamente. Parece que não tem fim.

Gosto também os de conhecimento de mundo, de viagens e de culinária. Adoro um que se chama Cool Japan, que mostra a visão de estrangeiros sobre coisas curiosas do Japão. E o último foi justamente sobre a mania dos japoneses por quizes (existe este plural?) e testes de conhecimento geral. Há até games para melhorar a memória e "malhar" o célebro!

Bom, é isso! Agora deixa eu ir lá fazer mais um pouco de sudoku!!!
hehehehe ;-p

Para o alto e avante!

Friday, October 05, 2007

Entrevista com Pato Fu



Pessoas,

Esse vídeo produzido e editado por Roberto Maxwell é o resultado de uma entrevista que fizemos em conjunto. Conversamos com Fernanda Takai e o maridão John, do Pato Fu, antes de um pocket show que eles fizeram num templo aqui em Tokyo (e que já comentei aqui no meu ploc).

O vídeo está fantástico e queria compartilhar com vocês. Espero os comentários.

É isso! Para o alto e avante!

Tuesday, October 02, 2007

Novidades


Pessoas,

Tenho uma novidade para vocês. A partir de agora, vou escrever crônicas sobre a vida dos brasileiros no Japão no site da Associação Brasileira de Dekasseguis (ABD), que tem sede em Curitiba (PR).

O primeiro texto vocês podem conferir no endereço: (http://www.abdnet.org.br/default.asp). Na lateral esquerda vocês vão encontrar a lista de colunistas. Tem fotinho para facilitar.

Espero que gostem e acompanhem.

É isso!
Para o alto e avante!

Monday, October 01, 2007

Meme

Pessoas,

A Valéria, do Type O Negative, me passou um meme. Alguém sabe o que é? Bom, gostei da explicação dela, que resumiu ser uma brincadeira interessante. Mas quem quiser saber mais a fundo, no blog do Marcos tem uma explicação legal.

Tenho de pegar um livro mais próximo, não necessariamente o mais interessante, e postar aqui a quinta frase da páginas 161.
Depois, tenho de indicar cinco blogs para participar da brincadeira. Como disse a Val, é uma forma de indicarmos bons livros uns aos outros.

Então lá vai...

1. Pegar o livro mais próximo.
Ok, está na mão. Luis Fernando Veríssimo - "Aquele Estranho Dia que Nunca Chega - as melhores crônicas de política e economia".

2. Abrir na página 161 e postar a 5ª frase completa.
esses números... bom, lá vai
"O livro O Lado Negro de Camelot, que a L&PM lançou, conta muita coisa sobre a atividade sexual de Kennedy, mas não conta que ele gostava de transar numa banheira e que um agente do serviço secreto tinha ordens para mergulhar a cabeça da sua parceira na água na hora do clímax, porque o susto provocava uma contração vaginal na moça"
.

3. Não escolher o melhor livro, nem a melhor frase.
Feito.

4. Repassar para 5 blogs.
Aqui vai: Caravela Brasileira, Boteco do Ed, Áudio Memória, Muito Japão e Parafernalha Verbal.

Thursday, September 27, 2007

Shibuya, o bairro das possibilidades


Pessoas,

Eu adoro Shibuya. Cada vez que vou lá estimulo meu senso de observação. Nunca vi em nenhum lugar do mundo - mesmo sem ter ido a todos os cantos do planeta tenho uma leve impressão que eu esteja certo - onde todas as possibilidades são válidas. Seja de atitude, do modo de se vestir, de andar, de falar...
Shibuya é o point dos jovens de Tokyo e também um laboratório a céu aberto para novos experimentos.

É isso! Para o alto e avante!

Friday, September 21, 2007

Orgulho de ser brasileiro


"É o amor, que mexe com minha cabeça e me deixa assim, Que faz eu lembrar de você, e esquecer de mim..."

Pessoas,
É batata! Quando a gente vai morar fora do Brasil, passamos a ser muito mais brasileiros. Mesmo eu, com essa cara de japonês, sinto que sou muito mais brazuca.

Até músicas que a gente fazia questão de dizer que detestávamos (e até considerávamos coisa de "terceira categoria", de "gosto musical duvidoso"), a gente passa a cantarolar do nada.
E ninguém te recrimina por isso. Pelo contrário, é muito provável que os amigos até façam coro. Sertanejo é um dos ritmos preferidos da moçada...

O samba é outro desses casos. A gente fica até orgulhoso de ver aquelas mulheres semi-nuas rebolando e requebrando... Mesmo que você não goste do samba, até arrisca uns passinhos. E a gente não precisa ficar nem com vergonha, afinal os japoneses não sabem sambar também. E tem mais: a gente pode dar a desculpa de que esse jeito de dançar é da nossa região no Brasil. É o "samba de raíz".

Vira e mexe, aqui no Japão tem dessas apresentações por ai. Afinal, quando querem mostrar algo do Brasil, invariavelmente são grupos de samba, capoeira, bossa-nova ou futebol. Isso quando não falam de café...

Outro dia fui à Feira Mundial de Turismo. Uma verdadeira vitrine para atiçar os endinheirados japoneses que adoram viajar. Eu adoro também, mas não tenho condições financeiras de ficar rodando o mundo. Aqui, o que os japoneses mais fazem é viajar.

Enfim, fui ver o estande do nosso país e fiquei orgulhoso. O país está investindo pesado para tentar aumentar o número de turistas japoneses no Brasil. Para completar a festa, claro, teve samba.

Bom, hoje fiz um post bem morno. Não tinha muito o que falar.

É isso.

Para o alto e avante!


PS: a foto da russa (dá para perceber que é russa não?) coloquei aqui porque achei que ela tinha um rosto muito bonito. Chamava a atenção no estande do país.

Saturday, September 15, 2007

Banheiros japoneses


Pessoas,

Banheiro no Japão rende um livro. Só as privadas rendem um longo capítulo. A própria Madonna já declarou que o que mais gosta daqui são os banheiros e os assentos prá lá de modernos.

Já vi de tudo por aí e, recentemente, o que me chamou a atenção foi um copo com palitos e cotonetes num banheiro de um restaurante em Shibuya. Diz ai: prá que cotonete? Quem é que vai limpar os ouvidos num restaurante?
Prá mim aquilo foi demais e mereceu uma foto - só fiquei morrendo de medo de ser pego em flagrante, por isso a qualidade não está das melhores.

É isso.
Para o alto e avante!

Thursday, September 13, 2007

Criatividade é tudo...


... no mundo dos negócios. Ainda mais quando se está no Japão, onde a oferta de produtos é muito grande.
Devo confessar que propaganda criativa é raridade por aqui. Tem algumas coisas muito legais, mas o foco geralmente é explorar a imagem de um artista famoso. Não sai disso.

Mas dia desses, eu dei uma de louco e saí correndo pelas ruas de Shibuya, o bairro mais cool de Tokyo, para tentar fotografar um ônibus. Achei a propaganda o máximo e não queria deixar meus leitores sem essa foto. Não vou comentar nada, afinal essa propaganda diz tudo.

É isso.

Para o alto e avante!

Sunday, September 02, 2007

Pato Fu no Japão


Pessoas,

Lembram-se daquele comercial de cartão de crédito, que vende a máxima de que há coisas nesse mundo que não tem preço?

Pois eu vivi uma dessas situações impagáveis na sexta, dia 31. Fui fazer uma entrevista com o John e a Fernanda Takai, do Pato Fu. Depois, eles iam fazer um som para um platéia pequena (70 pessoas para ser mais preciso).

Fui convidado e, é claro, não reclinei.

A primeira surpresa da noite foi o local do show. Um templo, destes bem tradicionais, no coração de Tokyo (tem uma foto ai embaixo). Tão heterodoxo quanto a banda. A segunda surpresa: a apresentação atrasou, coisa raríssima por aqui. Mas nada que prejudicasse a organização ou a banda...

A terceira surpresa ficou por conta da participação do público japonês. Tudo bem que eram apenas sete dúzias de pessoas, mas todas estavam por dentro do repertório da banda, representada ali no palco por Fernanda e John.

Até o fim do show, eu não estava acreditando que tinha participado daquele momento. E pensar que o Pato Fu já arrastou multidões em grandes shows no Brasil.

Em estado de êxtase total, voltei para casa, com meu CD autografado é claro, e fui logo escutar as faixas que mais gostei de ouvir ali no showzinho acústico... A melhor, para mim, é Mamã Papá, uma homenagem à filha deles, Nina.

bom, é isso!

Para o alto e avante!

Wednesday, August 29, 2007

Ai, que emoção!

Pessoas,

A Val, do Type O Negative me emocionou com o The Power of Schooze Award. Fiquei muito, muito feliz.
Como explicou o Paulo, do blog Plurality,
o prêmio foi idealizado pelo Mike, um nova-iorquino de 32 anos, criador dos personagens de cartoon Gummy e Bella.

Aqui vai a explicação, copiada do blog da Val...

"Este prêmio é uma tentativa de reunir os blogues que são adeptos aos relacionamentos "inter-blogues" fazendo um esforço para ser parte de uma conversação e não apenas de um monólogo".

Schmooze: (Verbo) fofocar, jogar conversa fora, trocar idéias. (Substantivo) conversa, bate-papo.

Regras:
1. Se, e somente SE, você receber o "Thinking Blogger Award" ou "The Power of Schmooze Award", escreva um post indicando 5 (cinco) blogs que tem esse perfil "schmoozed" ou que tenha te "acolhido" nesta filosofia. (se não entendeu, leia a explicação no parágrafo anterior de novo).

2. Acrescente um link para o post que te indicou e um para o post do Mike, para que as pessoas possam identificar a origem deste meme.

3. Opcional: Exiba orgulhosamente o "Thinking Blogger Award" ou o "The Power of Schmooze Award" com um link para este post que você escreveu."

Agora eu tenho de indicar cinco blogs. Oh trabalho difícil. Tenho alguns preferidos, mas que já ganharam o prêmio. Então vou deixá-los de fora neh? Meu cinco escolhidos são:

1. Imagery
2. Muito Japão
3. Produtos Notáveis
4. Caravela Brasileira
5. Perú a ciegas, país con... fusíon


É isso! Para o alto e avante!

Bom demais!


Pessoas,

Fui a um desfile do Ronaldo Fraga e da Isabela Capeto, dois estilistas em alta no Brasil entre descolados e artistas.

Vendo as peças, entendi o porquê do sucesso. E os japoneses adoraram.

Agora, show à parte deu a Fernanda Takai. Sou até suspeito de falar porque sou fã da banda. Mas ela cantando Nara Leão, outra que gosto, foi de emocionar.

É o Brasil dando show no Japão!


Para o alto e avente!

Tuesday, August 28, 2007

Coisas do Japão

Pessoas,

Dia desses, voltando de um trabalho, percebi uma placa diferente pregada num muro. Achei estranho num primeiro momento, depois percebi que ela fazia sentido sim.

A placa em questão diz que ali, naquele muro é proibido fazer xixi. Aqui no Japão, os homens saem quase toda noite para beber com os colegas de trabalho. É um costume antigo e já faz parte do dia-a-dia. O problema é que quase todo mundo exagera. Na volta para casa, é comum pararem para "tirar a água do joelho".

Minha dúvida é se a placa funciona. Já que a maioria está bêbada...

Para o alto e avante!




Na foto, um colega japonês posou para o registro. Atenção: ele não está infringindo a lei.

Sunday, August 19, 2007

No mundo da fantasia


Pessoas,

O sonho de muitas crianças é conhecer a Disneylândia ou Disney World. Tenho de confessar que quando eu assistia ao Domingo no Parque (xii, entreguei minha idade), minha fantasia de um dia poder ver de perto o Mickey e sua turma aumentava.

Para quem não se lembra do programa ou não conheceu, o Silvio Santos (ele ainda apresenta programa?) distribuia muitos brindes da Disney, inclusive aquele par de orelhas do ratinho.

Bom, o fato é que aqui há duas Disney e os japoneses são fissurados pelos personagens. Nas ruas de Tokyo não é difícil encontrar jovens com camisetas, bonés e até acessórios da marca Disney.

Dia desses, neste verão de matar, fui com meus sobrinhos, um amigo e minha irmã pela não-sei-quantas-vezes à Tokyo Disney. Para variar estava lotado. Passei o dia todo lá, suado e cansado.

Novamente tenho de confessar que eu me divirto por lá. É um outro mundo. A gente esquece dos problemas lá de fora.

Ah, uma curiosidade: a Disney é o local preferido de casais que querem declarar o amor, fazer pedidos de casamentos, e também, pasmem, de terminar o relacionamento. Vai entender os japoneses!

É isso! Para o alto e avante!

Saturday, August 18, 2007

Momento de inspiração


Pessoas,

Adoro flores. Aqui no Japão o Afi ia delirar com tanta variedade espalhada por tudo quanto é canto.

Colheita de blue berry



Pessoas,

Outro dia fui fazer colheita de blue berry. Foi divertidíssimo. Um amigo japonês, o Kuni, e a esposa dele organizaram o passeio numa plantação particular.

Fazer colheita de frutas aqui no Japão é uma atividade bem comum o ano todo. Já fiz de uva e de morango.

Funciona da seguinte forma: a gente paga uma entrada e come à vontade a fruta. No caso do blue berry você colhe o quanto quer e paga por quilo. O de uva eu paguei para levar. O de morango eu comi na plantação. Ainda serviram um potinho de leite condensado e me deliciei por 30 minutos - é isso mesmo! tem tempo limitado - aqueles morangos suculentos e docinhos.

Dependendo da estação, há diversos programas de colheita de frutas. Até nas agências de viagens daqui é possível comprar pacote de passeio com colheita de frutas.
Agora, estamos na época do pêssego (ainda vou fazer um dia) e blue berry (no finalzinho) e também da uva.

Como diria meu amigo Caruso (Muito Japão), isso é muito Japão!


Para o alto e avante!

eu voltei...

Pessoas,

voltei, mas não sei se é para ficar, já vou logo falando.

Nos últimos meses tenho me dedicado ao trabalho, o que acabou rendendo bons frutos. Logo, logo vocês terão notícias sobre meus trabalhos...

Por enquanto, vou tocar este blog aos trancos e barrancos mesmo.

Obrigado aos meus amigos que me incentivam a continuar! Vou ver se atualizo minha leitura também...

Para o alto e avante!

Wednesday, May 16, 2007

Exemplo de profissional e amiga


Existem pessoas que passam por nossa vida e, por mais curto que seja o convívio, acabam deixando uma marca para sempre. Assim foi (e é) com a Rachell.

Ainda me lembro com exatidão do dia em que a Rachell chegou ao Japão. De gênio forte e determinada, com uma opinião formada sobre tudo, ela me conquistou desde o início. É do tipo de pessoa que gosto de conviver e de trabalhar.

Mais do que simples colegas de trabalho, ficamos amigos. Daqueles que trocam confidências e desabafam um com o outro.

Ela vivia dizendo que era uma "farça" de profissional. Eu discordo totalmente.

Mas um dia, tive de me mudar para outra cidade e, apesar de estarmos no mesmo país, a despedida foi dura. Tá certo, tanto ela quanto eu somos uma manteiga derretida (chorões para ser mais claro). Mas não foi tão difícil assim. Ficamos apenas nos telefonemas e emails.

A distância foi uma prova de que éramos mesmo amigos. Depois de quase dois anos, voltamos ao convívio diário.

Rachell (ou Raquel) é daquelas profissionais que toda empresa (séria e com planos de crescimento sempre) gostaria de ter. Dedicada, daquelas que se cobram qualidade e não medem esforço para buscar o melhor.

Infelizmente ela voltou ao Brasil. Foi atrás de seus sonhos e de um emprego melhor. E se deu bem. Muito bem.

A despedida, não preciso dizer, foi terrível. Mas eu sabia que ela estava para começar uma nova fase da vida, e queria mais é que fosse mesmo. A felicidade dela está lá.

Aqui do Japão, fico torcendo para o sucesso dela e espero um dia voltar a trabalhar com essa baixinha.

Rachell! Boa sorte!

PS: sei que ela vai reclamar da foto (está de óculo e com o cabelo despenteado), mas eu gostei dessa mesmo!

Ainda não é o fim

Caros leitores,

O Afi fez um comentário e tenho que dar minhas explicações. Sumi, é bem verdade! Mas por uma causa nobre...

Não queria comentar aqui, e nem queria espalhar para o mundo todo (nossa quanto pretensão!). Mas tive de dar uma parada com tudo (menos o serviço), por causa de uma doença. Não é tendinite, nem preguiça.

Falando sério, estou com um problema na tiróide (hipertiroidismo - Doença de Graves). Estou fazendo tratamento e, apesar de não ser muito grave, tirou minha vontade de fazer algumas coisas...

Espero que me entendam. Voltarei assim que possível.

Grande abraço a todos
Para o alto e avante!

Monday, April 16, 2007

ganhei um gatinho

Caros leitores,

Agora vocês podem brincar com meu gatinho, que ganhei da Valéria (do Type O Negative). Ele é lindo e adorei de montão o presente! O nome dele é Thon (a Val quem escolheu) e ele está na barra lateral, logo abaixo do arquivo.

Val, obrigado!

Para quem quiser brincar com meu bichano, basta clicar em cima do MORE e levar a varinha para perto do gatinho... Ele adora brincar!

Para o alto e avante!

Tuesday, April 10, 2007

Eles querem muito brilho e porpurina!

Casamento no Japão não é mais como antigamente. Casar no templo xintoísta hoje, parece, é só para famílias tradicionais e muito ricas. A moda agora é realizar a cerimônia numa igreja católica, bem mais em conta, e com um padre falso (há um mercado para atores estrangeiros, que apenas lêem a Bíblia e celebram o casamento como se fosse padre ou pastor). Vale lembrar que os católicos no Japão não chegam a 1% da população.

A cerimônia é igual aquela que conhecemos, realizada com cantos de louvor a Deus, certificados, troca de alianças e tudo aquilo que a gente do ocidente está acostumado. Por fim, o casal assina a certidão de casamento. Ah, e tem a tradicional chuva de arroz no final.

Agora o tradicional casamento xintoísta, com os noivos de quimono e aquela enrolação toda está perdendo espaço nos dias de hoje por aqui. Nesta cerimônia, chamada san-san-kudo, os noivos trocam taças de miki (sakê sagrado). São utilizadas três taças de tamanhos pequeno, médio e grande, daí vem o nome. A primeira taça significa juramento a Deus, a segunda significa gratidão aos pais e familiares e a terceira é dedicada às pessoas que vão conviver com o casal. Essa deve ser a mais odiada pelos noivos!

Bom, por tudo isso eu tive a sorte de tirar essas fotos que ilustram o post. Foi num dos mais tradicionais templo de Tokyo, em Harajuku. Fiquei ali, de longe, apreciando a cerimônia com se fosse um parente ou amigo do casal. E pensar que toda essa tradição está sendo trocada por casamentos mais fantasiosos, com muitas luzes, brilhos e porpurina, como os de casais que levam um batalhão de convidados para uma ilha paradisíaca do Pacífico, para se casarem num resort chique e com todas as mordomias.

Ah, estava me esquecendo. Há ainda os que preferem uma cerimônia mais simples, na frente apenas de familiares. Proferem juras de amor eterno, trocam as alianças, carimbam o documento do casamento civil e só. Bem mais simples, e o melhor de tudo: barato!

É isso.

Para o alto e avante!

Meu gatinho


Pessoas,
sei que prometi um post sobre a tecnologia para animais de estimação no Japão, não me esqueci. É que estou com problemas para passar as fotos do celular para o computador... assim que resolver o problema eu posto o que colhi nas lojas para esse público. Tem coisas inacreditáveis!

Bom, enquanto não vem o post, fiquem com algumas fotos do meu bichano!
Ele agora está crescidinho, mas continua sapeca!

Para o alto e avante!

Friday, April 06, 2007

Festival do "Bráulio"


Já vi quase de tudo nesses seis anos de Japão, mas o lado mais bizarro, estranho e engraçado dos japoneses fui conhecer no primeiro de abril, em Kawasaki, na província de Kanagawa.

Que o arquipélago é o centro dos festivais (matsuri), ninguém tem dúvida. Há todo tipo de celebração por aqui. E, talvez, por falta do que comemorar, eles acabam inventando alguns festivais loucos, como o Kanamara Matsuri, ou Festival da Fertilidade. Mas eu prefiro traduzir como o Festival do "Bráulio".

Ele ficou famoso na década de 70, depois que uma boate gay doou o andor com um pênis gigante cor-de-rosa, que acabou virando o ícone do evento. O festival é realizado desde o século 17 e suas origens estão ligadas às prostitutas da Era Edo (1604-1868), que faziam orações pedindo prosperidade e proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. Com o tempo, a celebração passou a atrair visitante em busca de um parto tranquilo, filhos saudáveis e harmonia no casamento. Há ainda as que vão pedir para ficarem grávidas.

Hoje, metade dos que participam da festa são estrangeiros, atraídos é claro pela bizarrice do negócio. Mas os japoneses levam tudo muito a sério. Tem até criança que sobe nos "Bráulios" de madeira. Sim, a mulher que quer algum dos pedidos realizado tem de subir no "Bráulio". Tem homens (alguns corajosos) que também sobem. "É para ter fertilidade", desconversa um jovem japonês que entrevistei.

No festival há ainda barracas com lembranças inusitadas, todas com formato fálico (pirulitos, garrafas de saquê, copos, lenços com desenhos do kama sutra etc). Há ainda uma atividade voltada para mulheres que queiram aprender a esculpir um lindo "piu-piu" num nabo ou na cenoura.

Enfim, é sem dúvidas um dos festivais mais estranhos e engraçados. Quem estiver por aqui não pode perder o próximo. Lembre-se: todo primeiro domingo de abril.

Friday, March 09, 2007

coisas da Maíra

Fui xeretar uma coisa no blog da Maíra, o Caravela Brasileira, e olha só o que rendeu:

1) Te direi porque visito teu blog (se nao tiver visitado, eu pulo essa);

Porque você tem sempre posts divertidos e inteligentes e eu adoro! Depois pq eu fico sabendo mais do Japão que eu adoro.

2) Te direi algum fato que me faca lembrar de voce;

Sempre que vejo ou ouço falar naquelas praias artificiais agora lembro de ti! Hehehehehe... Qdo for ao Japão temos de nos conhecer e de preferência em uma praia daquelas!


3) Te falarei o que lembro de quando te conheci pela primeira vez;

Lembro que li um comentário teu em um blog em que o post falava de comida japonesa e me interessei por ver teu blog, depois virei assídua e acho que fui das primeiras leitoras do teu bloguito, não

4) Vou te associar a um animal/fruta;

Pensei em peixe, não sei porque, talvez por associar ao Japão e talvez porque você está sempre se aventurando em novos mares, sempre em busca de uma coisa nova no seu blog e na sua vida... Nem sei se to certa.

5) Perguntar algo que sempre quis saber sobre voce;

O que mais te encanta no Japão?

6) E como resposta, voce precisa postar isso no seu blog!

Eheheheheheh


Adorei Maíra!

Vou fazer o seu!

Para o alto e avante!

Friday, February 23, 2007

Andei sumido sim!



Caros leitores!


Andei sumido e peço desculpas por isso. O trabalho está me consumindo boa parte do tempo. A outra parte, confesso, tenho dado atenção ao meu gatinho... Na verdade, o gato é do Carlos, meu amigo com o qual divido o apartamento. Mas considero quase meu, pois fico com ele o dia todo...


Estou preparando um material sobre a incrível indústria para animais de estimação no Japão. Há de tudo que vocês possam imaginar. Como não quero estragar o post, vou deixar vocês na curiosidade.


Mas para este post não ficar vazio, vou falar algumas curiosidades sobre meu gato.



Ele adora subir no ombro enquanto escovo os dentes ou lavo a louça. É até engraçado. Mas não quando ele perde o equilíbrio e me arranha todo. A Karie pensou que eu estive doente, pois minha mão está um bagaço de tanto ele arranhar e morder!



Outra mania dele é ficar olhando para fora, pela porta de vidro da sala ou do quarto. Às vezes até me corta o coração, pois parece que ele quer sair, quer mais liberdade.




Uma terceira e engraçadíssima mania dele é dormir de barriga para cima! Parece gente! Morro de dar risada com isso, e sempre tiramos fotos.




Em tempo: Afi, prometo tirar mais fotos com minha nova câmera e postá-las aqui.
Zero! não me esqueci de você não!É falta de tempo mesmo!
Karie! visito sim seu blog sempre. Só não deixo comentários!
Amigos blogueiros: desculpem meu sumiço. Prometo colocar minha leitura em dia!