Tuesday, January 17, 2006

Números

Pessoas,
a ficha ainda não caiu. 30!! Estou com 30 anos! Parece que foi ontem que eu estava decidindo qual o curso iria fazer na faculdade. Tenho a sensação de que ainda sou muiiiito jovem, quase que um adolescente ainda.
Olho para os que têm a mesma idade e tenho a plena certeza de que eles são muito mais velhos do que eu. Não só pela aparência, mas também pelo jeito de ser.
E por falar em idade, aqui no Japão há uma certa preocupação com os números. Dificilmente a gente encontra os números 4 e 9. Prédios não possuem o quarto andar. Sim, é isso mesmo. Do terceiro andar pula-se para o quinto. Estacionamento é mesma coisa. Não existe a vaga número 4. Já vi até trem sem o vagão número 4. Por que? Porque o kanji (ideograma) do número quatro é o mesmo do de morte (ui que meda!). Já o nove é porque o kanji é o mesmo de sofrimento. Ninguém quer sofrer, então não existe o nove... algo por aí.
Mas não é só isso não! Japoneses não tiram fotos em trio. Dizem que a pessoa que ficar no meio pode morrer.
Mais números: tem certas idades aqui no Japão que precisam ser comemoradas de qualquer jeito. Não sei de cabeça as idades, mas sei que é preciso fazer festão mesmo. Senão, os próximos anos serão de agonia e dor... ui que meda!
Bom, chega de números! Ainda preciso refletir um pouco mais nos 30...
Para o alto e avante!

6 comments:

Marcia H said...

ah, vc que me visitou do Nihon! Interessante! Poxa, tá + frio aí do q na Alemanha. Apareça sempre e deixe seu recado, sempre que quiser. Sayonara, Marcia

Anonymous said...

Por isso os colegas japoneses nao gostam de me chamar de "shi" (= 4), sabia? Ai, credo!! Pq vc foi me lembrar disso...
Qto aos seus 30, desculpa, mas acho q nao tem jeito!! Nao consigo te imaginar de outra forma nem daqui mais 30!!

Maíra said...

que interessante essas coisas de números. Depois dizem que os brasileiros que são cheios de superstições. Lembro que nos EUA o problema era com o 13 e muitos prédios não tinham o 13º andar.
Beijinhos!!!
Felicidade nos 30 anos!!!

Karina Almeida said...

30 anos! nem consigo imaginar! pra mim ainda falta muuuuuuuuuuuito...

mas deve ser legal: nos 30, acho que a gente chega ao equilibrio perfeito da maturidade e da juventude. nao eh o maximo ter as duas coisas ao mesmo tempo?

beijos, trintão!

Anonymous said...

Hey!! O inferno astral jah passou neh?? Entao, que tal atualizar esse blog?? beijinhos...
ps: mandei umas fotinhos pra vc!!

Karina Almeida said...

ué, não vai atualizar não?

tô esperando. beijos.